sábado, 25 de janeiro de 2014

A História da árvore das Lágrimas, patrimônio histórico de São Paulo

A figueira foi marco de despedidas e muitas lágrimas para guerra em meados do século XIX

Ricardo Cardim

Hoje a cidade de São Paulo completa 460 anos e o Blog Notícias Heliópolis traz para os leitores a história da Árvore das Lágrimas, figueira símbolo de São Paulo que tem quase a idade do estado.

Situada na altura do número 500 da estrada das lágrimas e imediações dos bairros do Sacomã, Ipiranga e Heliópolis, até hoje é conhecida e relembrada em vários meios de comunicação. 

Em meados do século XIX ela marcava o limite da cidade, naquele ponto ficavam as últimas casas e o começo da estrada de terra que levava ao litoral, era o caminho para o mar. A figueira foi ponto de despedida de comitivas que acompanhava os viajantes, ali também eram recebidos os que chegavam a São Paulo.

Conta-se que entre (1865 e 1870) a árvore foi o marco da despedida para as expedições para a guerra do Paraguai, os familiares dos voluntários só podiam acompanha-los até a figueira de lá partiam sem saber se voltariam, por isso o nome  “Árvore das Lágrimas”.

Site: Panorâmio

Muitos moradores da comunidade de Heliópolis não sabem da história que essa figueira carrega, mas ela já foi referência para vários artistas, pintores e poetas da época.  Em 1920 o prefeito Firmiano Pinto, mandou construir uma mureta com grades ao redor da figueira para protegê-la, em que fixou uma placa de bronze, com um poema de Eugênio Egas.

Sou a árvore das lágrimase das saudades.Sob a minha sombracorações sem númerosepararam-se aflitos. [...]Vi e admirei,vejo e admiro,hei de ver e admirar,a vertiginosa marcha triunfaldo progresso paulistano.Viajante que me contemplas,descobre-te!

A mureta existe até hoje, mas está sem a placa histórica porque finalmente a prefeitura de São Paulo depois de tanta insistência da Dona Lara dona da casa em que a mureta fica situada, começou um processo de reforma segundo a sobrinha de Lara, a estudante Carol Oliveira de 16 anos.

- Há mais de 40 anos minha tia mora nessa casa, quando ela comprou avisaram da existência da árvore e ela cuida da árvore desde então, agora a prefeitura está fazendo uma reforma no muro porque estava caindo.

Por fim esperamos como moradores e admiradores dessa árvore que carrega muito história e que já passou por transformações, conflitos e lutas de São Paulo, não seja jamais esquecida, principalmente pelo poder público, como admiradores da história ela merece uma bela reforma para que seus anos históricos sejam respeitados, é isso que a belíssima figueira merece o respeito de todos. A árvore das lágrimas é a cara e o símbolo histórico de São Paulo.


Site: Árvores de São Paulo
Confira a matéria abaixo:




Um comentário:

Deixe seu comentário