quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Moradores de Heliópolis - Conheça a história de Bruno Arthur de Lima

Bruno Arthur de Lima, 23 anos, Jornalista, nasceu em São Caetano do Sul – São Paulo, sempre morou no Heliópolis com os pais e com uma sobrinha. Desde pequeno sempre buscou ocupar o tempo livre com atividades:

- Desde pequeno sempre quis ocupar meu tempo com diversas formas, por exemplo: tenho uma amiga que participava de um coral na Igreja Santa Edwiges, onde ela me convidou, fiz o teste e passei. Por lá fiquei alguns anos, onde durante esse período de coral também participei de grupos de jovens e crianças, onde fazíamos teatro, musica e danças durante as missas das crianças. Durante todo esse tempo participativo na igreja conheci diversas pessoas e adquiri valores que levarei por toda a vida.

Bruno sempre estudou em escolas públicas

-Minha vida escolar foi construída nas escolas da região do Heliópolis, já fui um bom aluno, em outros momentos nem tanto, mas sempre tive a certeza e o incentivo da família que isso era de extremo valor para mim.

 No final do ensino fundamental, começou a fazer cursos de informática na obra social sustentada pela Igreja Santa Edwiges, onde aprendeu muito e utiliza até hoje os conhecimentos dados em aula. Já no ensino médio participou junto com amigos e primos de um projeto na Unas, o Agente Jovem, que aprendeu que além de tornar-nos cidadãos ativos, aprendemos a buscar sempre o melhor caminho para nós. La ele tinha aulas de cidadania, educação sexual e ambiental além de oficinas, bruno revela qual delas o atraiu mais.

 A que mais me atraiu foi o teatro. Quando menor já participei de teatros na igreja, mesmo sendo tímido, e nessas oficinas tivemos aulas com professores voltados especificamente para desenvolver cada um. E serei grato sempre por essa oportunidade, que me ajudou muito a superar grande parte da minha timidez.

Fez o ensino médio na escola Ataliba de Oliveira, onde teve professores muito competentes, e tem lembranças boas daquele tempo. Essas lembranças e o que passou no ensino médio foram fundamentais para um empurrãozinho que faltava para a decisão quanto a escolha da faculdade, coisa essa que anos antes de terminar o ensino médio não estava ao seu alcance e nem de muitos jovens. Bruno sempre teve duvidas em alguns cursos, um deles era Arquitetura, mas no ensino médio acabou se decidindo por Jornalismo, em que se formou em 2011.

A Família de Bruno trabalha há 17 anos com festas Infantis, desde pequeno sempre acompanhou, e aos 7 anos começou a se interessar ainda mais. Acompanhava o processo de produção da festas dos primos, irmã, encomendas e também as suas próprias. Sempre fui bom observador, e com isso ideias foram surgindo a todo tempo, e há mais ou menos 7 anos, Bruno projeta e executa decorações de festas, juntamente com as tias.

-  Graças a Deus nosso trabalho vem dando certo, é bem aceito aqui dentro do Heliópolis, onde se concentram cerca de 90% de nossos clientes. É um trabalho bem bacana, onde ao termina-lo vemos o sorriso das crianças e a satisfação de suas mães com o que foi feito.  

Com ao passar dos anos diversos temas foram feitos e o lugar para armazenamento, sua própria casa, que foi ficando cada vez mais apertada e atualmente, o objetivo de bruno é conseguir um lugar somente para a estocagem desses materiais, que a cada dia crescem mais.

Bruno é formado em jornalismo e design de interiores ele conta mais para a gente sobre a formação em dois cursos ao mesmo tempo.

- Foi bem difícil, pois as áreas eram bem distintas, no meio do curso de jornalismo me inscrevi na Etec Heliópolis recém-inaugurada na época e fiz design de interiores. Meus dias eram divididos em cursos totalmente diferentes, a tarde design e a noite Jornalismo. Mas com força de vontade e paciência em Junho de 2011 me formei em design de Interiores e em Dezembro do mesmo ano, conclui a faculdade de Jornalismo. A rotina era bem cansativa, por alguns momentos pensei em parar com um deles, pois eram bem puxados os trabalhos de ambas as partes, mas graças a Deus conclui ambos os cursos.

Além de se formar em dois cursos um de graduação e outro tecnólogo ele está fazendo Edificações não parou de estudar.

 - Sim, não parei. Voltei para a Etec Heliópolis e agora no final de 2013 me formo em Técnico de  Edificações. Depois de fazer design de interiores vi que era isso que realmente gostava de fazer, apesar de ser formado em jornalismo. E em 2014 não vou parar de estudar, quero ingressar agora na faculdade de Arquitetura, pois tenho certeza que conhecimentos nunca serão demais, e um dia vou colher os frutos de tanto tempo dedicados nesses cursos que fiz e ainda farei.

Ao ser questionado sobre os pontos positivos e negativos da comunidade de Heliópolis o jornalista e tantas profissões mais, comenta sobre a conscientização e a perspectiva de futuro dos jovens.

 - Os pontos negativos na comunidade pra mim e a falta de conscientização dos moradores em relação ao meio ambiente, onde vejo que a sujeira nas ruas é muito grande, outro ponto e a falta de perspectiva de futuro dos jovens, onde já vi muitos terem a vida interrompida por drogas e bebidas. Os pontos positivos da comunidade é a grande criatividade dos moradores, onde criam negócios próprios e na grande maioria sempre prosperam. Mais um ponto e a forma em que a comunidade começa a valorizar a educação como ponte para um futuro melhor. Muitos jovens e adultos estão se formando em diversas áreas, devido a grandes oportunidades de acesso ao ensino superior que graças a adeus hoje existem em nosso país.

Para finalizar ele responde ao Blog Notícias Heliópolis do que mais gosta na comunidade de Heliópolis e fala sobre sua experiência de vida.
 - O que mais gosto aqui são as oportunidades que vem sendo criadas para melhorar a vida dos moradores, e o que menos gosto é a falta de respeito que ainda existe por parte de alguns moradores. Posso dizer que já fiz muita coisa na vida, de diversas áreas e tipos, e sempre digo a quem pergunta que o segredo sempre foi e será a Paciência que tenho para realizar tudo que quero na vida e graças a Deus com isso colhi muitos frutos que jamais poderia pensar na infância que poderia acontecer. 


 Foto: Bruno Arthur

Funcionário Público - um cargo para quem deseja estabilidade

Estabilidade é assim que podemos definir um cargo publico. Cobiçado ha muito tempo, independente da vaga é sempre concorrido. Para ser um Servidor Público é preciso fazer uma prova (Concurso Público), conforme o Artigo 37, II da constituição federal.

A moradora e jornalista Luciana Sales, 28 anos, presta concursos e já chegou a fazer curso em uma escola especializada que oferece aulas para quem deseja se sair melhor na hora da prova, o último concurso que ela prestou foi para Oficial do Detran, a jornalista comenta que a estabilidade do cargo traz tranquilidade.

- Acho o funcionalismo público o caminho para ter estabilidade. Acho que você acaba vivendo financeiramente melhor e mais tranquilo


Luciana Sales

De acordo com o site Concursos no Brasil, mais de 32 mil vagas estão abertas em todo País, uma ótima oportunidade para quem deseja ser um servidor. As vagas oferecidas são em diferentes áreas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, entretanto, as melhores condições trabalhistas são para quem tem ensino superior.

Caro morador de Heliópolis se você se interessou e quer realizar um concurso abaixo segue uma lista com os que estão abertos em São Paulo.

Órgão
Vagas
2.000
Prefeitura de São Caetano do SulTodos os níveis de escolaridade
4.372
SABESP - Companhia de Saneamento BásicoTodos os níveis de escolaridade
624
332
TranspetroTodos os níveis de escolaridade
602
62
AHM - Autarquia Hospitalar MunicipalTodos os níveis de escolaridade
3.281
APHM de Rio ClaroNíveis Fundamental e Superior
6
9
2
Câmara de JundiaíTodos os níveis de escolaridade
25
2
Câmara de TabatingaTodos os níveis de escolaridade
3
2
Várias
CEPROSOM - Centro de Promoção Social MunicipalTodos os níveis de escolaridade
49
CRQ da 4ª RegiãoNíveis Médio e Superior
10
91
GasBrasilianoNíveis Médio e Superior
15
249
34
15
4
163
9
28
Prefeitura de AnhumasTodos os níveis de escolaridade
1
Prefeitura de AnhumasTodos os níveis de escolaridade
Várias
Prefeitura de AparecidaNível Superior
Várias
Várias
155
25
Prefeitura de BrodowskiTodos os níveis de escolaridade
67
Prefeitura de CanitarNíveis Médio e Superior
7
Várias
Prefeitura de CapivariNível Superior
18
5
Prefeitura de CorumbataíNíveis Médio e Superior
3
14
Várias
Prefeitura de GáliaTodos os níveis de escolaridade
18
Prefeitura de Gavião PeixotoNíveis Fundamental e Superior
5
Várias
Várias
160
Prefeitura de ItatibaNíveis Médio e Superior
75
Prefeitura de JandiraTodos os níveis de escolaridade
229
Prefeitura de JarinuNíveis Médio e Superior
38
Prefeitura de LindoiaTodos os níveis de escolaridade
8
Várias

Fonte da Tabela: Site concursos no Brasil