quarta-feira, 13 de junho de 2012

18º Encontro da UNAS reafirma seu compromisso na construção de Heliópolis, um Bairro Educador


500 pessoas estiveram reunidas no 18º Encontro da UNAS, em dezembro. Foram definidas as principais ações para 2012.

- Fortalecer a luta por educação de qualidade
- Lutar pela legalização e urbanização de Heliópolis
- Intensificar as ações com a juventude de Heliópolis
- Ampliar o trabalho da UNAS na região

Aloízio Mercadante, Ministro da Educação, foi um dos convidados do encontro e abriu a atividade fazendo uma análise de conjuntura. Mercadante se declarou o embaixador de Heliópolis em Brasília, e disse ainda que, além dele, toda a sua família está presente na luta dos moradores. Sua esposa atua no Jovens Alconscientes/UNAS, acompanhando os 10 jovens do projeto.

O ministro destacou que “No 1º ano do governo Dilma, tivemos a menor taxa de desemprego dos últimos anos, a inclusão de um milhão de jovens de baixa renda no ensino superior pelo Pro Uni, o programa bolsa família que vem impulsionando a economia, principalmente no nordeste e promovendo a inclusão social com a saída de 30 milhões de brasileiros da miséria”.

Mercadante era ministro da Ciência e Tecnologia e disse ter orgulho do governo Dilma, por ter possibilitado que 10 mil jovens brasileiros estejam estudando no exterior. Falou também sobre a visita da Dilma no Haiti, onde o Brasil tem uma missão de paz e ressaltou seu compromisso com os mais pobres.

Por fim, lembrou as eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2012, onde declarou seu voto no petista Fernando Haddad, antecessor dele no Ministério da Educação e criador do ProUni.

O deputado estadual Carlos Grana falou sobre como seu mandato vem atuando a serviço de Heliópolis. O vereador Chico Macena apresentou o seu projeto de emenda parlamentar para o Pólo Cultural de Heliópolis. Edna Vasquez, coordenadora da CAS-Sudoeste, falou sobre a atuação da Secretaria de Assistência Social em Heliópolis e ressaltou a perspectiva de ampliar o trabalho de sua pasta em Heliópolis. Marta Sobral, campeã olímpica de basquete, anunciou seu projeto esportivo para 2012 em Heliópolis. Alexandre Schneider, Secretário Municipal da Educação, apontou os avanços na área de educação em nossa cidade, destacando a atuação da UNAS nas creches.

O arquiteto Ruy Ohtake traçou o histórico de sua relação com Heliópolis, desde o Projeto A COR em Heliópolis, a Biblioteca Comunitária, o Pólo Cultural Heliópolis, até a construção dos “prédios redondos”. Lembrou de sua entrevista na revista Veja, onde declarou que “Existe uma distância de beleza entre Heliópolis e o Morumbi” e do telefonema que recebeu de João Miranda (à época Presidente da UNAS) que o convidou para visitar a comunidade. De lá pra cá, se declarou apaixonado por Heliópolis. “Vi a solidariedade de vocês ao bater uma laje, a garra das mulheres como a Cleide e Genesia, e os jovens buscando alternativas”, afirmou.

Ohtake aceitou recentemente o convite da UNAS para pensar Heliópolis nos próximos 10, 20, 30 anos, mas já fazendo o que for possível de imediato. Cido Serio, prefeito de Araçatuba, parabenizou a UNAS por seu trabalho na Comunidade e afirmou que muitas experiências de Heliópolis estão sendo implantadas em sua cidade. João Santo, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, falou sobre a importância dos Conselhos tutelares e de projetos voltados para a infância.

Por fim, Cleide, presidente da UNAS, agradeceu a presença de todos, lembrando a ausência de outros parceiros que não puderam comparecer ao encontro, mas estão ligados em nossas mentes e corações.


Matéria disponível também no Jornal Heliópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário